Ficção
Sempr'ALMEFEIRA ENTREVISTOU O PROFESSOR MARCELO
ZÉ DAS FERREIRAS ![]()
Tivémos a dita de encontrar o Professor Marcelo de férias em Albufeira. Obviamente, não o deixámos partir sem nos conceder uma entrevista. Quantos jornais nacionais não dariam tudo para entrevistar o célebre professor!... Pois nós, por feliz acaso, conseguimos realizar tal desiderato. E ele foi tão simpático connosco... Mais, certamente, do que com a sua pretensiosa partenaire de todos os domingos no programa da RTP1 "As escolhas de Marcelo".
Cruzámo-nos com ele justamente nas Ferreiras, onde integrou o Desfile Medieval promovido pela Junta de Freguesia local para festejar o passado daquela antiquíssima freguesia do concelho de Almefeira.
.
Sempr'ALMEFEIRA - Olá, professor. É um prazer imenso ter a honra de encontrá-lo entre nós em carne e osso, sem aquele apêndice desnaturado que finge entrevistá-lo na RTP1. Dar-nos-ia o prazer de uma curta entrevista?
Prof. Marcelo - Com todo o prazer concedo uma entrevista ao blog mais visitado e discutido nos corredores da Câmara Municipal de Almefeira. Mas antes, gostaria de recomendar uns livrinhos, para ver se os ajudo a vender.
Sempre'ALMEFEIRA - Força, professor.
Prof. Marcelo - Tenho aqui o livro da Carolina Salgado editado pela Câmara de Almefeira, em papel à prova de água, especialmente para ser lido pelos banhistas da praia do INATEL no âmbito do programa de propaganda "A biblioteca vai à praia", juntamente com literatura côr-de-rosa e as bruxarias da Maya.
Sempr'ALMEFEIRA - E esse outro?...
Prof. Marcelo - É um tratado de criação de minhocas, pelo vereador Quintino.
Sempr'ALMEFEIRA - Ignorávamos que ele era entendido em minhocas...
Prof. Marcelo - Dalguma coisa ele tinha que perceber, já que de gestão autárquica não pesca nada!
Sempr'ALMEFEIRA - Gostou de ver o Prof. Rolo a montar a cavalo?
Prof. Marcelo - Perfeitamente. O Prof. Rolo monta melhor a cavalo do que o Desidério monta o poder.
Sempr'ALMEFEIRA - Acha que sim, professor?
Prof. Marcelo - Claro! o Desidério não tem sabido montar o poder. Pelo menos, no interior da Câmara. Deixa-se é montar lindamente pelos engenhocas directores dos departamentos. E cá fora, deixou-se montar - e de que maneira! - pelos gajos do Polis, que só fizeram foi merda...
Sempr'ALMEFEIRA - Professor, que pontuação atribuiria aos nossos políticos locais, numa escala de zero a vinte?
Prof. Marcelo - Ao Desidério, que diz a todos que sim mas não é carne nem peixe, dava um dez. Passava à tangente.
Sempr'ALMEFEIRA - E ao Quintino?
Prof. Marcelo - A esse, por ter tido a veleidade de afrontar o Vasco Batoca no seu próprio reduto, dou-lhe um onze.
Sempr'ALMEFEIRA - E ao TóZé?
Prof. Marcelo - Como vereador, anda a mando duma arquiteca dos espaços públicos. Mas é público que faz boa propaganda da Protecção Civil, passeando o respectivo jeep com esmero - doze!
Sempr'ALMEFEIRA - Vamos à representante das mulheres: a vereadora Marlene.
Prof. Marcelo - Essa, nem a ela se representa. É inócua. Quatro.
Sempr'ALMEFEIRA - E ao Prof. Rolo?
Prof. Marcelo - Pela arte de bem cavalgar em toda a cela... e em todo o prato, quinze!
Sempr'ALMEFEIRA - Faltam os vereadores da oposição...
Prof. Marcelo - O pseudo-comunista Neves, um cifrão.
Sempr'ALMEFEIRA - Quanto aos do PS, os outros dois da esquerda?
Prof. Marcelo - Um zero à esquerda!
.
Entrevista ficcionada. Qualquer semelhança com a realidade ou com uma entrevista publicada num jornal diário dA BOLA é pura coincidência.
.