Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Meio ambiente

albufeiradiario, 08.07.07

PREOCUPAÇÃO OU HIPOCRISIA?


EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE COMEÇAR NA ESCOLA


           ZÉ D'ALBUFEIRA                          

As bombásticas e espectaculares encenações em prol da defesa do meio ambiente (como a que, neste preciso momento, a televisão estatal transmite em directo), além de caras, são inócuas. Um pretexto para algumas figuras e instituições darem nas vistas. Quando na prática, no dia-a-dia, conspurcam o planeta. Mera hipocrisia.

Nem os governos nem as instituições nem as figuras (ditas) públicas que afirmam ter preocupações ambientalistas - falo de Portugal - actuam ao nível em que o deveriam fazer. Isto é, sensibilizando as crianças e jovens a partir da escola.

Temos o caso concreto das escolas de Albufeira. Todas têm os espaços destinados a jardins votados ao abandono. Não seria de grande utilidade, em termos de consciencialização dos homens e mulheres de amanhã para a preservação da Natureza, levar os miúdos, em actividades extra-curriculares de grupos, a criar e manter áreas ajardinadas e, eventualmente, pequenas "hortas" de produtos agrícolas de consumo corrente? "Aprender fazendo", como no escutismo.

Plantar uma árvore por ano não chega.

.