Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

A propósito do relatório da UNICEF sobre maus tratos a crianças

albufeiradiario, 24.06.06

O fim-de-semana é tempo de descanso, para ser vivido em família. E nós também nos arrogamos poder fazê-lo. Porém, para não privar os leitores da nossa presença assídua, a equipa que produz e edita diariamente o blog ALBUFEIRAsempre publicará aos sábados textos, de actualidade reconhecida, que convidarão à reflexão.

TAPAR O SOL COM A PENEIRA

A UNICEF revelou os dados do relatório internacional sobre os maus tratos a crianças. Portugal ocupa um vergonhoso último lugar entre os países da OCDE. Segundo o relatório, apoiado em dados da Organização Mundial de Saúde, morrem 15 vezes mais crianças em Portugal do que na média dos países ricos. Ao todo são 66 miúdos que anualmente são vítimas mortais de violência. A estes números pode-se juntar 900 menores de 14 anos que se prostituíam em 2000 e 56 mil que trabalham na agricultura e comércio.
Os dados já são suficientemente embaraçosos, mas as reacções oficiais conseguiram ser piores. Logo a seguir à divulgação do relatório, levantou-se um coro de protestos a reclamar contra as conclusões, o exagero da UNICEF e a falta de rigor da Organização Mundial de Saúde. Enquanto não percebermos em que país vivemos dificilmente o conseguiremos mudar.
                                                          In Editorial da revista Sábado
.