Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

A redacção do Joãzinho

albufeiradiario, 06.12.07

Bom na Parte

 

Joãozinho é uma criatura encantadora. Com apenas 5 anos, frequenta o 3º ano do Ensino Básico (antiga 3ª. classe da Escola Primária). E embora com algumas dificuldades na escrita do Português (por exemplo, não sabe fazer a pontuação) tem uma capacidade de relato e de crítica fora do normal. É o que hoje se chama uma verdadeira criança hiperdotada.

 

 

 

carta ao pai natal

meu querido pai natal os meninos da minha turma já todos te ecreveram a pedir as prendas do sapatinho alguns pediram-te roupa nova outros computadores ipodes carros eléctricos telemóveis eu sei lá alguns até te pediram a lua mas são todos uns egoístas só pedem para eles o que não está nada de acordo com o espírito da quadra que se aproxima o meu paizinho diz que eles se deixam levar pela propaganda consumista ou lá o que é que faz as pessoas pensarem em ter mais coisas que os outros e que para eles o natal não passa de um período do ano para trocar prendas encher a mula e gozar férias no algarve e que com tudo isto esquecem a verdadeira razão do natal que é comemorar o nascimento do menino jesus aquela figura de amor enviada por deus para ajudar os homens numa coisa tão simples mas tão difícil para eles ao longo dos tempos que é serem homens e viverem em paz e entreajuda mas eu sou diferente dos meus colegas de escola e penso no próximo para mim só peço que me ajudes a continuar com a família unida no amor de cristo e por isso escrevo-te esta carta para pedir prendas para os outros particularmente para aqueles que na minha terra albufeira se esforçam por propiciar às outras pessoas uma vida melhor sem se preocuparem consigo próprios ao contrário das figuras públicas das outras terras que só pensam no venha-a-nós-o-vosso-reino-dos-euros pois eu peço-te que mandes para as personalidades abaixo mencionadas as prendas que a cada uma indico

presidente da câmara um avião e um dia com 48 horas para poder ir às festas todas

vice-presidente rolo um tratado de gastronomia e cem frascos de sais eno

vereador quintino um livre trânsito para a taberna do vasco barreto

vereador tozé um curso de socorrismo por correspondência

vereadora marlene um tratado de intervenção sócio-cultural estilo movimento nacional feminino

vereador anastácio uns sapatos de bailarino para se pôr em bicos de pés

vereador domingos uma colecção de filmes do homem invisível

vitor clemente uma aparelhagem sonora para se fazer ouvir

helder da junta de freguesia de albufeira um curso de declamador

fernando da junta das ferreiras colecção de gravatas espampanantes

francisco da junta de paderne uma filial do joaquim da mota à porta da junta 

presidente do imortal uma jogadora de strip-futebol

presidente do ferreiras uma cadeira e uma secretária na câmara

arquitecto nascimento uma máquina de partir pedra

arménio aleluia um relógio com ponteiros e algarismos munta grandes

alfredo fotógrafo um reboque para atrelar ao carro do presidente da câmara

comerciantes da baixa barcos pneumáticos para todos

espero querido pai natal que entregues esta carta ao menino jesus a tempo de ele poder embalar todas estas prendas se possível embrulhadas embrulhadas não que embrulhadas de mais já existem em albufeira manda as prendas envolvidas em papel de ternura, amor, solidariedade e fraternidade e agora vou acabar porque tenho que ir com o meu paizinho armar o presépio que é na minha casa e para a minha família a coisa visível mais importante no natal não é a árvore de natal não é como muitas entidades públicas e privadas está bem dito não está que gastam pipas de massa em iluminações e arranjos de natal e jantares e festas de natal e tudo fazem para ignorar a existência do menino que é a razão de ser do natal que nasceu há dois mil anos e provocou a maior mudança da história da humanidade e continua presente no coração de milhões de pessoas em todo o mundo em portugal são a esmagadora maioria mas os estadistas do estado laico está bem dito não está dizendo que lutam contra o obscurantismo ou lá o que é mandaram tirar as cruzes das escolas e os padres dos hospitais e outras coisas que tais mas o meu paizinho diz que a gente aqui em albufeira até nem tem muita razão de queixa que a câmara está sempre a emprestar autocarros a um tal joão espada para fazer excursões a fátima e ele até cobra pouco dinheiro às pessoas por acaso no próximo fim-de-semana a câmara empresta-lhe mais uma camioneta para uma excursão a fátima e à santa maria adelaide e ele só cobra 55 euros o meu paizinho diz é que não acha bem que por causa disso a câmara recuse alguns transportes para as equipas de futebol federado de miúdos dos clubes com quem tem responsabilidades protocoladas ou lá como é que se diz ora o que é verdade é que os clubes não cobram dinheiro até se substituem ao estado e ao município no fomento das actividades desportivas das crianças e jovens do concelho mas voltando atrás o meu paizinho diz que até faz lembrar o tempo da outra senhora que os poderosos do regime ou lá o que é mandavam apagar tudo aquilo temiam que pudesse pôr em perigo o seu poder absoluto mas também lixaram-se que com a abrilada emergiram os que tinham vivido subjugados mas agora já está outra vez a voltar tudo à mesma ou pior ainda o meu paizinho diz que já há bufos outra vez e que os ricos é que controlam isto tudo e os pobres vêem a vida cada vez a correr mais p'ra trás até o leite do pingo doce que há dois meses custava 47 cêntimos agora já custa 66 e o pão caseiro que era um euro em seis meses aumentou para um euro e quarenta e até os sacos de plástico vão passar a pagar iva com a desculpa da defesa do meio ambiente é mas é para ajudar o sócrates a pagar a mistificação parece que é assim que se diz em que nos está a envolver a todos até o ministro das polícias disse ontem na televisão que a criminalidade baixou em portugal o homem não deve ler o correio da manhã ou da manha ou lá o que é aquele jornal de faca e alguidar que é o mais lido em portugal mais lido não é bem assim mais lido é a maria os portugueses lêem muito são muito cultos agora até toda a gente escreve livros ou melhor paga a quem lhos escreva mas às vezes lixam-se como a carolina que a fulana que lhe escreveu o livro mais tarde veio dar o dito por não dito bom mas eu estou com pressa e não tenho tempo para continuar aqui a escrever bitaites adeus querido pai natal não te esqueças dos meus pedidos ah e já agora manda lá também uns pontões para os pescadores da baleeira e um passeio marginal novo mas que não seja feito de tábuas como a câmara e o inag nos querem impingir tchau

.

1 comentário

Comentar post