Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Para mal dos nossos pecados

albufeiradiario, 16.01.08

C. DE SAÚDE DE ALBUFEIRA

CONTRIBUI PARA ROTURA DO HOSPITAL DE FARO

ZÉ D'ALBUFEIRA                  Hospital de Faro

Um dos motivos que mais tem contribuído para a crescente degradação e rotura do serviço de urgência do Hospital de Faro (HCF), na óptica dos profissionais nele envolvidos, como tem vindo a público nos últimos dias, foi o encerramento das unidades de internamento de alguns Centros de Saúde  - Albufeira incluído! - que dispunham de camas de rectaguarda para onde eram transferidos os doentes do HCF em recuperação ou em fase terminal.

Em Setembro de 2007, mal soube da notícia, insurgi-me aqui contra o facto de o Internamento do nosso Centro de Saúde ir ser entregue pela ARS - como foi! - à exploração (comercial?) da Fundação António Silva Leal.

Muito embora os acamados à data da entrega à gestão privada tivessem sido divididos por outros locais de acolhimento para deixar a unidade completamente livre, ao dispôr dos desígnios da Fundação,  nem por sombras me ocorreu então que as referidas camas seriam retiradas do esquema de apoio do HCF.

Constato agora, com apreensão e repúdio, que as minhas preocupações quanto à utilização futura da unidade de Internamento albufeirense não só se confirmaram, como são muito mais graves do que se poderia ter pensado: para além de deixar amputado o nosso Centro de Saúde, a sua subtração à rede de retaguarda do HCF faz perigar a qualidade dos serviços de urgência regionais!

No Norte, como vemos diariamente pelas televisões, isto não teria acontecido tão pacificamente como aqui. Este clima do Algarve transformou-nos a todos em criaturas dóceis, passivas ante as contrariedades. Disso se servem José Sócrates, Correia de Campos e Rui Lourenço...