Campo de golfe mais importante que ambiente
LAGOA DOS SALGADOS
À BEIRA DO DESASTRE AMBIENTAL
ZÉ D'ALBUFEIRA
Por se tratar de assunto da maior importância para Albufeira e os albufeirenses, a seguir transcrevo, com a devida vénia, o artigo hoje publicado pelo jornal Público:
16.04.2008, José António Cerejo
A lagoa dos Salgados, uma importante zona húmida situada nos concelho de Silves e Albufeira, foi esvaziada na semana passada, criando uma situação que está a provocar a indignação de ambientalistas e estudiosos das aves aquáticas. O local, contíguo ao campo de golfe do empreendimento turístico Herdade dos Salgados, constitui um santuário para a reprodução de numerosas espécies protegidas, que se encontravam em plena nidificação e desapareceram por completo depois da abertura da lagoa.
De acordo com testemunhos ouvidos pelo PÚBLICO, a lagoa está completamente seca desde há dois ou três dias, a ponto de a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) ter cancelado uma visita ao local que tinha programado para o próximo sábado. A lagoa e as zonas alagadiças que a envolvem ocupam uma área de 149 hectares, situando-se o seu limite sul a poucas dezenas de metros do areal da praia dos Salgados.
A partir do final da década de 80, quando o campo de golfe da Herdade dos Salgados foi parcialmente implantado sobre zonas inundáveis anexas à lagoa, a capacidade de retenção da bacia formada pela confluência das duas ribeiras ali existentes foi fortemente afectada, sendo muitas vezes necessário abrir um canal para permitir a saída da água em direcção ao mar. Esta operação faz-se sempre no Inverno, com autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), por forma a não interferir com nidificação das dezenas de aves aquáticas que ali ocorrem nesta época do ano.
Entre as espécies recenseadas na área da lagoa encontram-se a galinha sultana, a garça vermelha, o camão, o pernilongo, o papa-ratos, o ibis preto e outras aves em perigo, que fazem da lagoa dos Salgados um espaço considerado de especial importância pela associação Bird Life International.
Ao que tudo indica, a lagoa foi aberta por máquinas, para permitir o escoamento do excesso de água provocado pelas chuvas da última semana, evitando danos no campo de golfe da Lagoa dos Salgados. O PÚBLICO tentou ao fim do dia de ontem contactar a administração da Herdade dos Salgados para saber se o esvaziamento é da responsabilidade daquela empresa do grupo Carlos Saraiva, mas o contacto não foi possível. Junto da CCDRA também não foi possível esclarecer se a operação foi devidamente autorizada ou não. Um dirigente da associação ambientalista Almargem diz, contudo, que a CCDRA em caso algum autorizaria uma intervenção desta natureza durante a Primavera.
Para lá das escorrências provenientes da actividade agrícola e da rega do campo de golfe que contribuem para a sua eutrofização, a lagoa dos Salgados tem sido afectada, segundo a SPEA, pelas descargas de efluentes de duas estações de tratamento de águas residuais. A Almargem e outros grupos ambientalistas deverão tomar hoje uma posição sobre aquilo que os seus dirigentes já ontem admitiam ser um desastre ambiental.