Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

3 de Janeiro de 1977

albufeiradiario, 03.01.09

TOMARAM POSSE OS PRIMEIROS AUTARCAS ELEITOS LIVREMENTE

       ZÉ D'ALBUFEIRA                            

Pois, amigo Zé da Galé* [obrigado pela sua persistente (e sempre bem-vinda) colaboração!], vou retomar hoje a minha actividade de escriba referindo uma efeméride deste dia 3 de Janeiro que, de algum modo, está relacionada com a nossa cidade e com quanto de bom nela foi feito após o 25 de Abril.

Refiro-me à tomada de posse dos primeiros autarcas eleitos livremente pelo povo português, ao abrigo da Constituição da República antes aprovada e proclamada pela Assembleia Constituinte.

Foi um marco fundamental na história de Albufeira a posse dos primeiros autarcas legitimados pelo nosso voto, que ocorreu exactamente a 3 de Janeiro de 1977.

Nessa data foi instalado - e, a partir daí, se foi desenvolvendo e fortalecendo - o poder local democrático que permitiu realizar na nossa terra uma série de empreendimentos públicos, impensáveis meses antes. Alguns deles, destruídos ingloriamente nos últimos anos pelo Polis...

E é justo que se reconheça que os primeiros autarcas foram autênticos pioneiros, servindo com sacrifícios de vária ordem e desbravando terrenos que outros, mais tarde, vieram a ocupar para, pondo de lado os verdadeiros interesses da população, utilizar como terra sua, ao serviço dos interesses de grupos económicos que gravitam à volta dos partidos do chamado arco do poder. 

E nesse tempo não auferiam qualquer provento financeiro pelo desempenho de funções, nem senhas de presença nem nada que o valha, nem carro nem gasóleo! Apenas, se bem me lembro, o presidente da Câmara ganhava o equivalente ao ordenado que tinha na sua profissão.

Como se alteraram tão significativamente, em muitos aspectos da política local, as "coisas" nestes 32 anos...

 * Vide comentário do Zé da Galé ao post de Ano Novo publicado em 01/01/09