Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Perante a passividade das autoridades

albufeiradiario, 13.07.06

HUMILHANTEMENTE OBRIGADOS A FALAR INGLÊS EM ALBUFEIRA

                                                    

.

Leitora devidamente identificada solicita-nos a publicação do seguinte relato, referente a uma ocorrência, infelizmente não inédita, verificada em Albufeira e a merecer o mais vivo repúdio e condenação da nossa parte.

.

(...) Conto brevemente a minha história, não a título de "queixa" mas apenas como infeliz exemplo daquilo que, actualmente, é mais  a regra do que a excepção, com o pleno conluio das nossas autoridades administrativas (Câmara Municipal, Inspecção Geral do Trabalho, DGT, etc...).

Na Av. da Liberdade, uma das principais entradas do turismo na nossa  cidade, existe um pequeno bar entre o n.º 88 e o n.º 90, denominado "Brefin".  Há dias, aquando da visita de um casal de amigos meus, vínhamos a descer a  rua em direcção à minha residência, quando o meu amigo sugeriu que parássemos naquele estabelecimento de forma a bebermos uma água fresquinha, pois os últimos dias de calor têm sido deveras extenuantes. Não acedi de muito bom grado, pois a imagem do dito estabelecimento fala por si, mas o meu amigo insistindo na esplanada exterior e dado que às 17h não seria de esperar nenhum ambiente muito desolador, acedi. Sentámo-nos os três, e poucos minutos depois chegou-nos uma senhora à mesa que nos disse: "Yes, please?". Imediatamente antevi a situação seguinte, mas aguardei serenamente, enquanto o meu amigo pedia uma imperial, a sua esposa uma água fresca ....ia eu preparar-me para pedir uma "bica" quando  a senhora em tom de alarme nos diz que "sorry, don't speak portuguese". Felizmente que domino a língua inglesa e de imediato repeti o pedido em inglês, não sem antes dizer que deveria aprender a falar português. A senhora sorriu e foi ao interior do estabelecimento tirar o pedido.  Enquanto os meus amigos se indignavam, a mim, restava-me a vergonha de recebê-los  na minha cidade e submetê-los ao que eu considero no mínimo uma humilhação a todos os Albufeirenses. Até porque, o nosso turismo não é só feito de "bifes". Ainda assim, fiquei na dúvida se seria a senhora a proprietária e por ventura, e por nosso azar, estaria na hora de troca de turnos dos funcionários?!! Chegado o pedido, é claro que a minha "bica" se transformou num café com leite... Compreensível, obviamente que eu deveria saber que uma "bica" é tipicamente português, não é de esperar que a dita senhora saiba o que é!!!!!!  Na hora de pagar, não resisti e perguntei no meu perfeito inglês, se apesar de não falar português, tinha algum funcionário que falasse?  A senhora desfez-se em simpatias (nisso dão cartas...) e pediu muitas desculpas de não saber falar português (imagine-se que eu ouvi um "obrigadóo"...que esforço),  mas não,  efectivamente naquele bar só se fala inglês.  Mais tarde, ao recordar a situação, ainda me questionei: se não falam português, provavelmente nem terão menus em português. Eu como portuguesa senti-me irritada com esta situação, obviamente...mas o que dirão os nossos amigos espanhóis, que nos visitam com tanta assiduidade, ou os franceses???

Fica o desabafo de uma Albufeirense...

.

contacto - albufeirasempre@sapo.pt

 

22 comentários

Comentar post