Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

NAS RUAS DE ALBUFEIRA

albufeiradiario, 29.05.06

PEÕES DEVEM COMPORTAR-SE COM CIVISMO

ZÉ D'ALBUFEIRA

Peões incautos, que cruzam as avenidas da nossa cidade, frequentes vezes iniciam a travessia das passadeiras sem acautelarem situações em que os carros já estão mesmo a passar sobre elas (passadeiras) e em risco de passarem sobre eles (peões). Isto porque a lei e a sinalética existente (referimo-nos a passadeiras sem controle de semáforos) lhes atribuem a prioridade. Esquecem, porém, que essa prioridade só deve ser usada com recurso a uma medida basilar de prevenção, que é esta: parar, olhar e só avançar se concluir que as viaturas que se aproximam têm suficiente margem de segurança para interromper a sua marcha sem provocar acidentes. Resultado: ou são atropelados, pondo em risco as suas vidas e de terceiros, ou dão origem a que um carro, por ser forçado a uma travagem brusca, seja abalroado pelo que se lhe segue.

Nas últimas duas semanas, pelo menos três situações destas ocorreram na avenida dos Descobrimentos, no troço entre a rotunda dos relógios e o cruzamento dos Bombeiros, provocando num dos casos um ferido com alguma gravidade e um choque em cadeia que envolveu vários automóveis.

Bom seria que as possoas, em vez de se "mandarem para a frente", muito senhoras do seu nariz por pensarem que a prioridade lhes dá direito a tudo, agissem com particular civismo, precisamente para salvaguardarem o seu direito à vida e à saúde. E o direito à vida e à saúde dos outros, também.

contacto - albufeirasempre@sapo.pt