Altruísmo ou propaganda?
HOTÉIS SOLIDÁRIOS
ZÉ D'ALBUFEIRA ![]()
Está em marcha uma, quanto a mim, despropositada campanha de marketing assente no facto de alguns hotéis do Algarve começarem a aderir ao programa "Turismo Solidário", lançado pelo Turismo do Algarve.
Há muitos, muitos anos que unidades hoteleiras de Albufeira (não as nomeio para não cometer a injustiça de esquecer alguma), sem qualquer propaganda, vêm doando mobiliário, electrodomésticos, têxteis e outros equipamentos e produtos (para além de géneros alimentícios) a instituições locais de solidariedade, designadamente Misericórdia, Conferência Vicentina, Bombeiros e outras. Há até um caso de uma empresa hoteleira que ofereceu materiais e mão-de-obra dos seus próprios trabalhadores, quadros superiores incluídos, para pintar instalações sociais.
Não me parece, por isso, que faça algum sentido todo este alarde nos meios de comunicação a propósito do que parece ser a descoberta do altruísmo.
Quando se dá com verdadeiro espírito solidário, procura-se não só usar de discrição mas evitar que esse acto possa ser entendido como interesseiro. Daí que "não deva uma mão saber o que a outra faz".