Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

19 de Março

albufeiradiario, 19.03.09

DIA DO PAI

ZÉ D'ALBUFEIRA                        

Hoje é o Dia do Pai, comemorado em todo o mundo sob a égide de S. José.

A  este santo são dedicados dois dias distintos do calendário litúrgico: 19 de Março - S. José, esposo da Virgem Maria e 1º de Maio (dia do trabalhador) - S. José, operário.

Associando-se à efeméride de hoje, ALBUFEIRAsempre transcreve, com a devida vénia, do boletim "a SEMENTE", publicado pela Paróquia de Albufeira, o texto que se segue, saudando assim todos os PAIS de Albufeira.

 

ESPOSO E PAI INDEFECTÍVEL

A Igreja celebra hoje São José, esposo da Virgem Santa Maria e pai adoptivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não obstante a pressão da sociedade consumista, que visa reduzir esta data à prática da mera oferta de presentes de filhos para pais, nós cristãos católicos assumimos a comemoração do homem bom que humildemente se sujeitou aos desígnios de Deus, deixando-se participar, com absoluta disponibilidade e autêntico espírito de acolhimento da divina vontade, no mistério da encarnação. São José colocou acima das suas naturais e legítimas aspirações terrenas o plano de salvação dos Homens que o Senhor  traçou desde o princípio dos tempos. Sujeitou-se à vontade do Altíssimo, foi esposo exemplar e pai extremoso. Durante a infância e adolescência de Jesus, em comunhão com Maria, foi o protector providencial e educador por excelência do Filho de Deus.

É por isso que São José deve ser tomado como exemplo a seguir por todas as famílias que procuram viver à imagem e semelhança da Sagrada Família.

Mormente nos tempos que vivemos, de preocupante crise de valores - quando até os poderes políticos instituídos tudo fazem, a coberto de leis deploráveis e pretensos (falsos) desejos de progresso, para destruir a família  –,  torna-se necessário colher de São José a inspiração para uma prática de vida modelada no Evangelho.

Façamos de São José um guia para a vida e procuremos transmitir aos jovens toda a riqueza de chefe de família perfeito que ele encerra.