Também é Albufeira
GUIA merece melhor atenção
ZÉ D'ALBUFEIRA
O nosso leitor M. Vieira pede-nos, via email, que nos lembremos que "Albufeira não é só a cidade, mas todo o restante território do concelho, em que se inclui naturalmente a Guia". E acrescenta: " hoje por hoje, a freguesia da Guia (erroneamente ainda classificada de 'rural' - sr. presidente da Câmara tem de rever esta situação) é a que tem maior actividade comercial - vide grandes superfícies e entrepostos de empresas nacionais de grande envergadura - e a maior extensão de frente de mar, com enorme potencial de riqueza e desenvolvimento (Galé-Salgados), além de ser conhecida internacionalmente por causa do famoso 'frango da Guia', dos vinhos de Sir Cliff Richard e do empreendimento turístico-científico único na Península 'Zoomarine'."
Depois de tecer várias considerações, o nosso leitor termina com a seguinte afirmação: "só é pena que os poderes constituídos não estejam - nunca estiveram! - à altura desta responsabilidade. E só assim se compreende que os presidentes da Junta mais não sejam do que meros acompanhantes dos técnicos da CMA quando aqui se deslocam (...) e gastem as suas energias a cobrar as taxas do cemitério ou a correr para a Câmara, de cócoras, a pedir favores para resolver os mais ínfimos problemas que qualquer cabo de cantoneiros resolveria sozinho".
Convencidos da pertinência do 'desabafo' (definição do próprio) contido no email do sr. M. Vieira e no propósito de sempre servir Albufeira e os albufeirenses (tomados no todo do concelho), resolvemos dá-lo à estampa e concluí-lo com um sucinto comentário.
Apenas será possível ver à frente dos destinos de freguesias como a Guia pessoas com o perfil e a capacidade de liderança adequados quando os partidos deixarem de considerar que presidente de Junta é um cargo menor, para premiar a pequena militância partidária ou conseguir a adesão de independentes servis que não façam ondas.
contacto - albufeirasempre@sapo.pt