Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

De primordial importância para o futuro

albufeiradiario, 13.09.09

UMA REDE VIÁRIA

COMPATÍVEL COM O CRESCIMENTO URBANO

ZÉ D'ALBUFEIRA                  

O problema das acessibilidades de Albufeira não fica totalmente resolvido com a conclusão da entrada pelo ribeiro - obra que, diga-se em abono da verdade, tem decorrido em bom ritmo e vem melhorar substancialmente o tráfego, até aqui complicado, mormente nos meses de verão. Há que prolongar as quatro faixas, o que já parece previsto, em regime de via rápida, até à A-22, com a construção de um novo nó ou eventual remodelação do actual. Esta será, pelo menos nos próximos dois decénios, a principal porta de entrada da cidade, dependendo a manutenção deste estatuto do ritmo de crescimento da malha urbana.

Todos os restantes acessos devem igualmente ser alvo de melhoramentos substanciais, a exemplo das alterações introduzidas na estrada de Quarteira, a partir da rotunda da esfera armilar. Impondo-se, neste caso concreto, um novo traçado com duas variantes, na Branqueira e na Patã. O mesmo se dirá em relação ao prolongamento do eixo viário para lá da (pseudo) marina, com a criação de uma nova variante a Vale de Parra.

Outra obra da maior importância e que já começa a sentir-se inadiável, será a implementação de uma grande circular externa à cidade, estrutura essencial para fazer a ligação entre todos os acessos e que permitirá um melhor e mais criterioso ordenamento do trânsito automóvel. Mas aqui é preciso andar depressa, uma vez que os vários corredores possíveis estão a ficar irremediavelmente ocupados com construções.

Aos eleitos de 11 de Outubro, nesta matéria como noutras catalogadas de fundamentais, não faltarão motivos para queimar os neurónios. Assim demonstrem vontade política e capacidade de realização, queiram acolher as várias correntes em confronto, em busca de consensos alargados, e saibam acercar-se de técnicos à altura dos desafios que aí vêm.

*foto A Avezinha

 

13 comentários

Comentar post