Agora no 'Público'
ALGO VAI MAL NO REINO DA INFORMAÇÃO
ZÉ D'ALBUFEIRA
Coincidência ou não, os dois órgãos de comunicação que o nosso primeiro elegeu como seus principais ódios de estimação entraram na berlinda no espaço de duas semanas, com a eclosão de escândalos político-jornalísticos e a queda de figuras que se têm destacado na luta anti-Sócrates. Tudo isto em plena campanha para dois actos eleitorais da maior importância para o futuro do País.
D'abord, foi a TVI a colocar no cepo a cabeça da Manela, por motivos sobejamente conhecidos. Agora, é o director do público com os patins pré-calçados e demissão anunciada para depois das eleições, por causa da "bronca" das escutas, que envolve assessores do PR e de S.Bento.
É mau para a credibilidade da informação que os seus órgãos se transformem eles-próprios em notícias. E é péssimo para a democracia quando essas notícias têm origem em jogadas de bastidores que se traduzam em tentativas de manipulação da opinião pública.
A liberdade de expressão e o direito de ser informado com verdade estão a ficar muito maltratados. E ainda não são conhecidos de todo os contornos (rocambolescos) destas altercações, tão-pouco as consequências nefastas que podem vir a projectar no futuro da sociedade portuguesa.