Há 20 anos
O DIA EM QUE O MURO CAÍU
ZÉ D'ALBUFEIRA d.r.
Ocorre hoje um aniversário feliz para a Humanidade, porventura uma das datas mais marcantes da nossa História Contemporânea: a queda do muro de Berlim.
Ficou universalmente conhecido como Muro da Vergonha, porque constituiu, de facto, uma autêntica vergonha para todo o Mundo.
Construído em 1961, em pleno período de guerra fria, pela então República Democrática
« Wir sind das Volk»
(nós somos o Povo)
Grito entoado pelos berlinenses no dia 9 de Novembro de 1989
Alemã, este monstro - verdadeiro escarro para a Humanidade - que separou fisicamente as duas alemanhas (a RDA pró-soviética e a RFA pró-ocidental), surgiu na sequência (i)lógica mas dramática da decisão tomada após o final da Segunda Guerra Mundial de dividir o território alemão pelas quatro potências vencedoras. Tendo resultado, na prática, uma divisão por dois. De um lado os países ditos socialistas, sob a supremacia da União Soviética . Do outro, o autodenominado mundo ocidental, comandado pelos Estados Unidos.
Após 28 anos de separação imposta pela presença horripilanda do monstro e pelas divergências acentuadas entre os chefes políticos de ambas as partes, o muro foi finalmente derrubado por força da vontade de um povo, não sem o apoio de estadistas influentes, mormente os novos líderes democráticos dos antigos países da cortina de ferro, simbolizando o fim da guerra fria e o começo de uma nova era no convívio entre as nações.
Leia mais AQUI.
* foto Santuário de Fátima