Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Sem preocupações estéticas

albufeiradiario, 21.11.09

SINALÉTICA DISSONANTE

DESVALORIZA ROTUNDAS

ZÉ D'ALBUFEIRA           d.r.

Obras d'arte foram as primeiras rotundas, embelezadas sugestivamente após concurso publico de ideias promovido pelo falecido Arsénio: esfera armilar, minhocas, relógios e golfinhos. Hoje constituem sem sombra de dúvida motivos incontornáveis (evidentemente, contornáveis pelos carros) a caracterizar de modo muito particular a nossa cidade.

As que foram surgindo depois, multiplicando-se como cogumelos, não passaram (não passam) de meros recursos de ordenamento do trânsito. Numa ou noutra tem a Câmara pretendido, através de intervenções simplórias, dar um ar da sua graça. Sem, contudo, alcançar, nem de perto nem de longe, a áurea das quatro primícias. Ainda por cima maculando logo a seguir a edilidade o visual criado, através da colocação desmedida de sinalética sem quaisquer preocupações estéticas.  Alguma completamente desnecessária. Ou mal postada em termos de altura do solo e distância do motivo.

Atente-se no exemplo que a foto documenta: o carro de besta foi escolhido a propósito, visto tratar-se de um motivo com enorme peso no imaginário de quantos nasceram e viveram em Vale de Parra no tempo em que a agricultura (e a vitivinicultura!) era a actividade económica predominante. Mas não haverá por ali sinais a mais? Ou no mínimo mal colocados?

* foto ALBUFEIRAsempre

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.