Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Ano novo

albufeiradiario, 01.01.10

 

 

 

        2010        

 


 

  "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação"

 MENSAGEM DO PAPA

PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ

ACTUALIZADO

ZÉ D'ALBUFEIRA*                            

Na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, que hoje é celebrado em todo o mundo, o Papa Bento XVI foca as suas preocupações na "crise ecológica" e apela à comunidade internacional para que tome medidas que travem as alterações climáticas.

A mensagem do chefe da Igreja Católica surge na sequência da Conferência de Copenhaga sobre o clima e tem como tema: "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação".  Para o Papa, é necessário reconhecer que "entre as causas da actual crise ecológica" está a "responsabilidade histórica dos países industrializados".

Bento XVI fala também dos "refugiados ambientais", ou seja, "pessoas que, por causa da degradação do ambiente onde vivem, se vêem obrigadas a abandoná-lo – deixando lá, muitas vezes, também os seus bens – tendo de enfrentar os perigos e as incógnitas de uma deslocação forçada".

Segundo o Santo Padre, as várias situações de crise que o mundo atravessa - de carácter económico, alimentar, ambiental ou social – "são também crises morais e estão todas interligadas".

Leia aqui a versão integral.

 

*Com Agência Ecclesia

 

ACTUALIZAÇÃO (em 01/01/10 às 15H12) 

Na primeira missa de 2010

PAPA APELA AO DESARMAMENTO(clicar)