Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Artista que pintou Albufeira

albufeiradiario, 05.03.10

MORREU MOTTA E SOUSA

ZÉ D'ALBUFEIRA                  d.r.

O pintor Motta e Sousa deixou-nos, à beira de completar noventa anos, no dia 22 do mês passado.

Não sendo natural de Albufeira, assumiu-se como albufeirense de gema desde que aqui se radicou em 1974. Veio com a Revolução dos Cravos.

Antes disso, já o conhecêramos como expositor sazonal de pintura a óleo, frequentando desde os anos sessenta o verão da então Vila Branca em Mar Azul, que ele tão bem retratou. Expunha as suas telas ao ar livre, no (saudoso) jardim da Meia Laranja, encostadas aos ferros que delimitavam os canteiros de flores. Alvo da atenção dos turistas estrangeiros, as suas obras foram levadas para os quatro cantos do mundo.

Tive o privilégio de o contar como amigo. E de ter participado algumas vezes, não tantas quantas desejaria, numa tertúlia que ele animou durante anos no Café da Júlia, na companhia de José Roque, Michel Giacometti e algumas outras personalidades a quem a nossa cidade muito ficou a dever.

Pintou várias obras alusivas à História de Albufeira, adquiridas pelo Município. São também da sua autoria os quadros representativos do 'baptismo' e 'martírio' do Beato Vicente de Albufeira que ladeiam o presbitério da nossa Igreja Matriz.

*foto Acólitos B. Vicente de Albufeira                                                                                      

 

3 comentários

Comentar post