Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Grande obra de engenharia

albufeiradiario, 01.04.10

PENECO RECUPERA IMPONÊNCIA

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

O Polis concluiu com êxito as obras de elevação e redimensionamento do Peneco, que devolveram àquele ex libris de Albufeira a eminência e dignidade que tinha antes da construção do elevador.

Doravante, o vetusto rochedo, que deu nome à praia mais emblemática de Albufeira, apresenta uma altura superior em alguns metros ao elevador, deixando de parecerassombradopor este.

Foi feliz, e esteticamente perfeita, a solução encontrada, que repôs o Peneco como centro das atenções. Foram utilizadas 1.500 toneladas de betão injectado em profundidade, actuando na base do rochedo e provocando a subida deste. O sistema utilizado é inédito em Portugal e foi testado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foi salvaguardado o meio ambiente, tendo o estudo de impacte ambiental obtido a concordância das ONG's do sector. A obra foi executada no prazo record de dez dias, quase não se dando por ela. Apenas a descida da esplanada dr. Frutuoso da Silva foi vedada ao público.

A inauguração está prevista para o começo da época balnear, estando presente como convidado de honra o engº. Cercas, grande obreiro do Programa Polis, a quem Albufeira e os albufeirenses muito devem.

*fotos ALBUFEIRAsempre