Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Caem que nem patos

albufeiradiario, 16.04.10

JORNAIS COM CAGANÇA

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Não consta dos dicionários. Mas é um calão muito utilizado no Algarve para definir a qualidade daqueles que se apresentam, ufanosos e arrogantes, afirmando-se sem dúvida os melhores e passando, normalmente, um atestado de incompetência aos que já cá andam há muito tempo. Cagança.

Passa-se com as pessoas, com os grupos e com as instituições. E, obviamente, também com os jornais.

Desde que me lembro nestas andanças (e comecei em 1965!) já emergiu na nossa região mais de uma dezena de projectos inovadores (e vencedores...) de periódicos informativos, diários, semanários, quinzenários, eu sei lá!, alguns até escudados em inesgotáveis recursos financeiros, sempre autoproclamados de primorosos. Surgem com títulos inéditos ou recuperando títulos levados pelo tempo ou caídos pela falta de leitores (quebra das audiências, como é fino dizer-se agora). Reivindicando-se, neste caso, de um longo historial para o qual em nada contribuíram.

Depois é o que se tem visto e agora volta a assistir-se. Caem que nem patos às balas da realidade. E os outros, aqueles que eles sugeriam ser inferiores, ultrapassados, desqualificados, afinal profundos conhecedores do meio e verdadeiros defensores do Algarve e dos algarvios, cá continuam na sua luta sem tréguas contra as dificuldades, que são reais, vencidas diariamente pela paixão e o pundonor de quem se entrega de alma e coração às causas justas. Justamente premiados com a satisfação, merecida e gratificante, de serem lidos e respeitados pelas pessoas e pelas instituições, aonde quer que chegue um exemplar seu.

Perdoem-me se sou injusto por esquecer algum, mas entre estes contam-se (e os algarvios contam com eles) os seguintes jornais verdadeiramente regionais, por ordem alfabética: Barlavento, Folha do DomingoJornal do Algarve, Região Sul e a revista Algarve Mais.

Dos outros - os que surgiram com cagança - não reza a História.

*foto ALBUFEIRAsempre