Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Espiritualidade sobre rodas

albufeiradiario, 09.10.10

PEDALANDO ATÉ FÁTIMA

(ACTUALIZAÇÃO diária)

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

"Aliamos a fé à bicicleta". Foi nestes termos que a Associação de Ciclismo do Algarve apresentou a cicloperegrinação que esta manhã partiu de Albufeira com destino à Cova da Iria, pelo oitavo ano consecutivo. Cerca de 300 ciclistas católicos algarvios - meia centena do nosso concelho - integram esta jornada de fé que os conduzirá à participação nas cerimónias comemorativas da última aparição da Senhora do Rosário aos pastorinhos, a 13 de Outubro.

"É a forma que encontrámos de dar graças a Deus pelas bênçãos que tem derramado sobre as nossas famílias", opinião expressa por um dos ciclistas ligado à organização e participante em todas as cicloperegrinações, que pediu o anonimato. "Por outro lado, acrescentou, vamos também invocar a protecção de Maria e pedir-lhe que interceda por nós e por todos os algarvios junto de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Antes da partida, os participantes e as suas "máquinas" receberam a bênção administrada pelo pároco de Albufeira, cónego José Rosa, em representação do bispo da Diocese.

A jornada de hoje termina em Aljustrel, onde pernoitam. Seguem-se: Ajustrel/Montemor-o-Novo, Montemor-o-Novo/Alpiarça e Alpiarça/Santuário de Fátima, onde chegarão no dia 12. O percurso total tem uma extensão de 424 kms.

*fotos ALBUFEIRAsempre

 

 ACTUALIZAÇÕES

   Colaboração RUI MIGUEL CORREIA

 

Sábado, 9 - [18h00] Chegámos às 17h30, conforme previsto. A etapa decorreu normalmente, com alguma chuva e poucas quedas, felizmente sem gravidade. O convívio e a boa disposição têm sido uma constante desde a partida. [21h00] Após o jantar participámos, na igreja matriz de Aljustrel, na eucaristia presidida pelo padre Coelho - pároco de Pera/Alcantarilha - que acompanha a caravana prestando assistência espiritual.

Domingo, 10 - [08h00] Continua a reinar a boa disposição logo pela manhã. Toda a gente parece ter repousado o suficiente. O dia amanheceu nublado, mas sem precipitação. [16h25] Porém, a chuva acompanhou-nos ao longo da segunda metade da tirada, entre Portel (almoço) e Montemor, onde chegámos cerca das 16h00. Não há baixas a lamentar. Após o jantar, participaremos em nova celebração eucarística.

Segunda, 11 - [15h00] Acabadinhos de chegar a Alpiarça. O percurso foi cumprido com absoluta normalidade, sempre com bom tempo. Nada de negativo a assinalar. Segue-se o almoço às 16h00, após o que ficamos com a tarde livre até à hora da missa, hoje celebrada às 18h00, por conseguinte antes do jantar. Ao longo destes três dias temos vindo a interiorizar o sentido espiritual desta peregrinação, aumentando no íntimo de cada um a busca incessante de comunhão profunda com os desígnios da Senhora do Rosário ao estabelecer contacto com os pastorinhos em terra portuguesa: a conversão dos pecadores e a paz no mundo.

Terça, 12 - [12h05] Atingimos, finalmente, o nosso objectivo com muita alegria e em ambiente de sã camaradagem. Entrámos em Fátima há minutos, unidos na fé. Esta derradeira etapa, mais ainda do que as anteriores, decorreu em grande espírito de fraternidade, perpassando sobre todos um sentimento comum de liberdade interior e partilha de amizade sincera. O bom tempo também ajudou à boa disposição patenteada pelo pelotão e acompanhantes. Agora, vamos ficar devotados à oração e entregues à maternal protecção de Maria, tendo presente que é o seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, a centralidade da nossa fé. Totalmente integrados na peregrinação internacional, em comunhão com os peregrinos de todo o mundo aqui presentes, vamos deixar as nossas preces pelas nossas famílias, os nossos paroquianos, os algarvios em geral e, muito particularmente, pela paz no mundo.

 

fotos da partida (Albufeira)

 

aaa