Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Para servir a todos

albufeiradiario, 25.10.10

BIBLIOTECA ABERTA

AO DOMINGO

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Uma biblioteca pública que se queira ao serviço efetivo dos cidadãos não pode encerrar ao domingo!

Muitos dos potenciais utentes só aos domingos e feriados têm disponibilidade de tempo para frequentar as infraestruturas de apoio à cultura popular (bibliotecas, museus, etc.), não se compreendendo que as mesmas se encontrem de portas fechadas nestes dias, barrando o acesso a uma boa parte das pessoas que as custeiam com os seus impostos. Também aos estudantes, com brutas cargas horárias, se comparadas com outros países onde o ensino é mais expedito.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, que até tem tido uma ação com algum mérito na divulgação cultural, pese embora a natureza tendencialmente elitista da sua programação, pratica umhorárioinacessível a uma parte substancial dos trabalhadores por conta de outrém e pequenos empresários. Que constituem, afinal, o grosso da coluna da população local.

Os estudantes (alguns) ainda a poderão frequentar ao longo da semana, no âmbito das actividades curriculares das respetivas escolas, ou nas tardes de sábado. Agora quem trabalha das 9 às 19, tendo ainda de jogar mão às tarefas domésticas, não parece exequível.

Com algum esforço, reduzido, havendo boa vontade da parte de quem tem a seu cargo a gestão da Biblioteca, não parece difícil conciliar a abertura ao domingo com a prática de horários de trabalho desencontrados entre os funcionários abrangidos.

*foto ALBUFEIRAsempre

 

1 comentário

Comentar post