Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Campeonato Europeu de Cross

albufeiradiario, 10.12.10

INCONCEBÍVEL DESPREZO

PELAS DÚVIDAS DOS CIDADÃOS

(ATUALIZADO)

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

A página Albufeira2010 do Facebook, que se ocupa da propaganda do Campeonato Europeu de Cross, divulgou ontem uma foto (que reproduzimos acima com a devida vénia) das medalhas a atribuir na prova do próximo domingo. Fê-lo acompanhada do seguinte comentário: "Uma fusão da Praia dos Pescadores e da Praia do Peneco fazem a face das medalhas dos 17ºs Campeonatos da Europa de Corta-Mato, que mostra uma das maiores riquezas do Concelho de Albufeira, 30 km das mais belas praias de Portugal, cenários paradisíacos que deixarão saudades aos visitantes destes campeonatos, mas que os atletas premiados recordarão para sempre".

Para alimentar uma curiosidade absolutamente legítima e usando de um direito que me assiste enquanto cidadão deste Município, que paga a peso de ouro estas medalhas e toda a organização, formulei a pergunta clara, natural e simples que se segue: "o autor é de Albufeira? Ou, ao menos, algarvio? Ou um consagrado português? Poderiam identificá-lo?".  

Quatro minutos volvidos, de uma entidade que integra quadros administrativos profissionais (?), atiram-me com esta evasiva e arrogante resposta, eivada de chico-espertismo saloio: "as medalhas foram efectuadas usando como base uma fotografia tirada pelo fotógrafo oficial da Câmara Municipal de Albufeira, por conseguinte, um Algarvio!" Ainda balbuciei "e não se pode saber quem foi o autor da arte final?", mas o outro lado ficou-se por aqui. Até ao momento em que publico o presente post.

Não sei, sinceramente, não sei como classificar a atitude descrita: se arrogância ou estupidez. Talvez ignorância.

Acho inconcebível que organizações de alto gabarito, neste caso até com enorme repercussão internacional, das quais Albufeira pode (e deve) retirar altos dividendos e assegurar a obtenção de retorno qualificado a vários níveis,  comportem gente que tão pouco apreço manifesta pelos seus concidadãos. Há em Albufeira mais deuses com pés de barro do que parecia.

 

Quanto à dúvida que se mantém, sobre a autoria das medalhas, vou aguardar pela publicação do media partner local, que ainda não conheço - alguém conhece? - e será certamente um órgão de comunicação com grande penetração regional. Obviamente com resposta para esta e outras questões.

 

ATUALIZAÇÃO

Finalmente - e depois de nova insistência do nosso estimado comentador Tiago Mendes - apareceu no Facebook, por volta da uma da tarde, isto é. 13 horas após a publicação do presente post, o esclarecimento, já mais polido, que se transcreve:

"Bom dia, as medalhas foram produzidas pela empresa Savvy Sports a partir de uma ideia dos membros da Organização Local e seguem a linha habitual em eventos desta natureza. A imagem em concreto é o “ex-libris” de Albufeira (vista do Pau da Bandeira) e foi adaptada a partir de uma fotografia do Rui Gregório. A Savvy é a fornecedora de medalhas para vários eventos da IAAF e da European Athletics, tendo trabalhado em eventos como os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010".

 

5 comentários

Comentar post