Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Mais descontos para a Segurança Social

albufeiradiario, 25.03.11

PESCA ARTESANAL

COM DIFICULDADES ACRESCIDAS

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

"Vou vender o barco e mudar de profissão". Este o desabafo de um pescador de Albufeira que, como milhares em Portugal, entende que não pode sobreviver com a aplicação do novo Código Contributivo para a Segurança Social, em vigor desde Janeiro.

"É mais um ataque à pequena pesca artesanal. Estou em crer que visam acabar de vez com ela", diz, para acrescentar que "as más condições do porto de pesca e a inexistência de uma lota local" [apesar de inaugurada continua  inoperacional, por desadequação à lei...] e, agora, o novo código que "obriga ao pagamento de 118 euros mensais, pesque-se ou não, porque nos considera trabalhadores independentes" só favorecem os proprietários de grandes embarcações bem melhor apetrechadas para a pesca e com "outra capacidade de deslocação".

Pescadores enquadrados por diversas associações de classe do sul do País manifestaram-se hoje, frente à Assembleia da República, contra este estado de coisas. Na ocasião, uma delegação foi recebida pela quase totalidade dos grupos parlamentares, a quem expôs a situação.

Quase... porque os deputados do PS se recusaram a falar com os pescadores.

*foto ALBUFEIRAsempre