No sul de Espanha
FELIZES SEM O POLIS
ZÉ D'ALBUFEIRA ![]()
Maravilha da SociedadeBit, estou online desde o sul de Espanha. Não da Espanha de que nos fala o nosso solícito correspondente Ángel B. Repollo nas suculentas crónicas de Albupalmeira. Mas da Espanha real. Duplamente real: pela evidência e pelo regime político.
Em visita profissional, cá estou vai para quatro dias Quatro apenas. Todavia suficientes para tomar consciência da gritante diferença que existe entre o nosso Algarve à beira-mar plantado e estas paragens não muito longínquas, de origens comuns às nossas.
Por exemplo, vi em Benidorm, num rochedo sobre o Mediterrâneo, uma estrutura requalificada e mantida na traça original, a fazer lembrar, pelos lindos balaústres que a integram, a nossa antiga esplanada dr. Frutuoso da Silva e, pela maneira como serpenteia sobre a rocha, o saudoso passeio dos Tristes. Ambos tristemente destruídos pelo malfadado Polis.
Vi em Marbella um estádio, um pavilhão gimnodesportivo e um complexo de piscinas cobertas com zonas envolventes totalmente ajardinadas e de tal modo embelezadas que fariam corar de vergonha os nossos estádio e piscinas municipais. Compará-los é o mesmo que comparar um vaso de flores com um caixote de lixo!
Vi belas cidades em que o histórico e o moderno convivem sem conflitos, numa harmonia simultaneamente romântica e fascinante. Soluções urbanísticas que denotam bom gosto, bom senso e capacidade de equilíbrio arquitectónico.
Que muito tem faltado por aí. Desde que os coveiros do programa Polis se instalaram entre nós.
.
contaco - albufeirasempre@sapo.pt