Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Futebol d'outras eras

albufeiradiario, 08.11.11

EM PADERNE ERA ASSIM

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Não resisti à tentação de levar aos meus leitores este belo naco de prosa, através do qual o meu amigo Arménio Aleluia, director e alma d'A Avezinha, nos conta o começo do futebol a sério na Paderne que ele tão bem exalta pela sua pena inconfundível. "Roubado" do Facebook.

 

O futebol de forma organizada, isto é com onze jogadores, surgiu em Paderne na segunda década do século passado. Porque não havia campos de jogos estes eram disputados na época de verão, depois das ceifas e com um amanho nos terrenos, retiradas as pedras, calcados os torrões e as balizas dois paus que eram ligados por umas cordas suspensas.

Os tempos gloriosos...das balizas às costas que recordamos nesta nota. As botas eram improvisadas, os calções, espécie de cuecas sem braguilhas e as camisolas as conhecidas camasietas de interior, no caso do Padernense de cor branca com tiras de tecido preto, cosidas na vertical.

Os jogos eram disputados aos domingos à tarde, nos meses de Agosto e Setembro, sendo algumas vezes iniciada a época, dias antes, em 25 de Julho a coincidir com a feira de Santiago, anualmente nessa data.

Não existem registos sobre a fundação do Padernense que talvez influenciado pelo nome do Sporting Clube Farense que surgiu anos antes fora identificado como Sporting Clube Padernense. Mais tarde o nome passaria para Futebol Clube Padernense e já no período da introdução da prática desportiva na Sociedade Recreativa Padernense Clube, as duas versões anteriores desapareceram para darem lugar ao que hoje conhecemos, ou seja Padernense Clube.

Escutando as estórias dos mais velhos, que já nos deixaram, os fundadores teriam sido os irmãos Modesto, António, Artur e Firmino, este fundador do Sport Lisboa e Faro, a filial nº 1 do Sport Lisboa e Benfica, o José Martins Pontes, que jogou no Vitória de Guimarães onde estudou, sendo sócio fundador do clube vimaranense. Além destes padernenses, estudantes que em cidades como Faro e Guimarães, tomaram contacto com uma modalidade desportiva que nascera anos antes, estiveram outros como Agostinho, Edmundo Santos Silva, Francisco dos Santos, António Costa (Brunho), Artur Cabrita, João Estevão, António Gaspar e outros Gaspares de que falaremos em crónicas futuras.

                                                                           ARMÉNIO ALELUIA MARTINS