Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Primeiras eleições autárquicas

albufeiradiario, 18.11.11

12 DE NOVEMBRO DE 1976

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Passou sem ser notada, ou quase, a efeméride ocorrida no pretérito sábado que marcou o 35º aniversário das primeiras eleições autárquicas realizadas em Portugal após o derrube da ditadura.

No entanto, essa é uma data importante no desenvolvimento da nossa democracia, a assinalar justamente o começo formal da institucionalização do poder local democrático e autónomo, embora tutelado.

Sem lugar a festas, pelas limitações que o país vive, mas também e sobretudo por razões de princípio que aconselham sentido de responsabilidade e ponderação na gestão política dos eventos públicos, esta data poderia (deveria) ter constituído um momento de reflexão sobre a evolução da administração local, comportando uma análise pedagógica e exaustiva da situação a que chegou o exercício do poder nos municípios.

Talvez antevendo a obtenção de conclusões menos agradáveis, nenhum órgão autárquico, que se saiba, e refiro-me só ao Algarve, se deu ao trabalho de promover essa reflexão entre os seus pares e os eleitores, estes apenas chamados a pronunciar-se de quatro em quatro anos para votar demagogia e promessas vãs, mais do que propostas concretas e exequíveis de programas estratégicos visando o futuro.

O poder local é, a par da liberdade, uma das maiores conquistas de abril. Tentar esquecê-lo é escancarar as portas às vozes que se elevam a apontar ao regime democrático a culpa de todos os males.

13 de novembro 1963
Já que falo de efemérides…: neste dia de há 48 anos, em jogo da Taça das Taças (a tal do ‘cantinho’ do Morais que os leões venceram), o Sporting Clube de Portugal 'deu' ao Apoel de Nicósia (Chipre) nada mais nada menos que 16-1, resultado que ainda hoje constitui recorde histórico em provas da UEFA!

*foto ALBUFEIRAsempre

** Artigo publicado na minha coluna de opinião "Antes do mais" do «barlavento» de 17/11/2011

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.