Entre o casario e o mar
A GRANDE PRAÇA DE QUE ALBUFEIRA PRECISA
ZÉ D'ALBUFEIRA ![]()
A Festa do Pescador, mais uma vez, evidenciou a necessidade imperiosa de transformar o recinto onde decorreu, conjuntamente com o Cais Herculano e o largo fronteiro ao Turial, numa ampla praça, livre de apêndices indesejáveis (como a antiga lota ou o pretenso 'apoio de praia' previsto pelo Polis). Para nela terem lugar grandes eventos populares.
Construída com harmonia, sem nada de pseudo-modernices bacocas. Integrada na paisagem envolvente, cuja traça se deverá manter (excepção feita ao edifício Albufeira, a precisar de perder dois pisos), enriquecendo-a com elementos característicos da nossa arquitectura sulina. No respeito pela memória de um passado rico de tradições, enquanto terra de gente do mar.
Beijada pela calmaria do mar azul espraiando-se em ondas de neve sobre as finas areias douradas - e envolvida pelo branco casario debruçado sobre o oceano, o sol intenso dos dias quentes ou o céu repleto de infinitas estrelas cintilantes, constituiria sem dúvida um novo ex-libris de Albufeira. Um renovado espaço de prazer para os naturais e um local de bem-estar para os visitantes.
Para tanto, é imperioso que a Câmara, quanto antes, assuma a condução do processo. Impedindo a Polis de lhe pôr a mão em cima.
Haja coragem!
.
contacto - albufeirasempre@sapo.pt