Polémica nacional
O sítio do costume
ZÉ D'ALBUFEIRA
d.r.
Minha coluna de opinião "Antes do mais" no «barlavento» de 19/01/2012:
Continua na berra a polémica da deslocalização da sede do Pingo Doce para a Holanda [é disso que se trata, chamemos os bois pelos nomes]. Depois de dezoito das vinte empresas que compõem o Psi-20 (a Jerónimo Martins foi a décima-nona) o terem feito sem a menor contestação nem a mais pequena chamada de atenção, aqui d’el Rei que Soares dos Santos traíu a Pátria…!
Ninguém antes se insurgiu contra a pretensa falta de patriotismo dos empresários que foram sedeando os seus negócios em praças estrangeiras, alguns em paraísos fiscais de todo desconhecidos. Até o incontornável Belmiro-sem-papas-na-língua, assumindo o facto como clara contestação aos governantes que nos têm desgovernado a torto e a direito, passou incólume o processo de fuga encetado ainda no tempo do primeiro de má memória, com título tirado na farinha amparo, perdão, na UnI ao fim de semana.
Desta feita, até um tal de João Almeida, deputedo da nação (pelo CDS mas bem pago por nós), lançou um lancinante apelo ao boicote dos consumidores aos produtos do Pingo Doce, como se o povinho pudesse dar-se ao luxo de deixar de comprar no lugar do costume onde o faz mais baratinho para alinhar com os interesses mesquinhos (e inconfessáveis…) dos gajos-deputedos que, vivendo à nossa custa e nada ou pouco produzindo de palpável, podem abdicar destas baratezas para se abastecerem principescamente em lojas gourmet e quejandas. A que o povo brutalmente sacrificado não tem acesso.
Caricato no meio disto tudo é que o capitalista Soares dos Santos se tenha visto na necessidade de aportar ao país das tulipas para, ante o assalto violento do fisco a tudo o que ainda mexe nesta terra hipersacrificada que é a nossa, poder continuar a manter produtos de qualidade a preços acessíveis à esmagadora maioria dos tão maltratados e esburgados portugueses...
*foto ALBUFEIRAsempre