Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Oportunidade desperdiçada

albufeiradiario, 14.03.12

Dá Deus nozes...

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Falo por Albufeira, a sempre reclamada capital do turismo quando isso convém, mas o conceito pode ser alargado a todo o Algarve.
Decididamente, não estamos a saber aproveitar a oportunidade que a natureza este ano nos oferece em bandeja dourada: o prolongado estio que tem vindo a ocupar o inverno do nosso descontentamento, convidando à praia e aos banhos e às exposições ao sol - e que promete manter-se primavera fora até ao verão verdadeiro.

Necessitados embora de turistas como de pão para a boca, quer os autarcas quer os empresários ainda não foram capazes de mexer um dedo, manifestar uma intenção, tentar juntar esforços para aproveitar esta dádiva da natureza, abrindo uma ou duas praias à exploração, pondo a funcionar as respetivas concessões, com nadadores-salvadores e tudo, mesmo que pagos em parceria. E chamar a banhos, a preços convidativos – sempre é melhor do que estar fechado! – visitantes estrangeiros e internos que pudessem animar a malta e trazer os tão necessários cobres para dinamização da economia local.

Ainda há pouco decorreu na capital a afamada BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) que, mais uma vez, não passou de uma vulgar feira de vaidades, mas que bem poderia ter sido um veículo privilegiado de expansão desta ideia. Ideias, porém, são o que mais falta nesta gente que nos vem governando à deriva, sem programas concretos rumo ao futuro e sem saber tirar partido de situações surgidas inesperadamente que, bem aproveitadas, nos facultariam alguma benesse coletiva. O problema é que, contra o laxismo a que nos habituaram, é preciso saber agir com oportunidade e ligeireza, coisa que as nossas pesadas máquinas administrativas não permitem que aconteça. Isto para além da total e confrangedora ausência de criatividade, infelizmente arredia das cabeças (bem ou mal) pensantes dos nossos líderes institucionais.

(Minha coluna de opinião "Antes do mais" no «barlavento» de amanhã, 15/03/2012)

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.