Crónica de Albupalmeira
NOVO CARTAZ TURÍSTICO: AS CHEIAS (DES)ENCANTADAS
ÁNGEL B. REPOLLO, nosso correspondente
Os intervencionistas (não falo de Filosofia mas de intervenção urbanística em zonas intervencionadas) conseguiram, mal-grado as dificuldades encontradas no terreno, satisfazer uma das mais profundas aspirações do povo de Albupalmeira: fazer reviver, com inusitado realismo, a época das cheias dos anos quarenta/cinquenta do século passado.
Na senda, aliás, da prestimosa acção que têm vindo a desenvolver na preservação dos valores culturais dos albupalmeirenses, reconstruindo tudo quanto pode valorizar o nosso património urbanístico, no pleno respeito pela memória colectiva das nossas gentes.
Com inteligência e pouco dinheiro (bastou pôr a rua ao nível das soleiras e fazer sumidouros-que-são-expelentes), conseguiram que, cada vez que chovam umas pinguinhas, Albupalmeira disponha de um novo cartaz turístico à altura das estâncias turísticas internacionais, de cariz histórico. E não ficamos atrás das outras congéneres da região, que recriam anualmente cenas do passado, como as "feiras medievais", as "tomadas dos castelos" ou as "mouras encantadas".
Nós temos - e isso deve constituir motivo de orgulho - as cheias (des)encantadas!
.
contacto - albufeirasempre@sapo.pt