Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Polémica

albufeiradiario, 17.05.12

Bombeiros e Proteção Civil

ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Tem razão Jaime Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, quando sugere ao governo que dê uma “vassourada” na Autoridade Nacional de Proteção Civil – estrutura “ultrapassada, burguesa e elitista”, na opinião do responsável nacional dos soldados da paz.

Jaime Soares reagia assim à incursão “precipitada” e vazia de “ética” do secretário de Estado do MAI em matéria de reestruturação de corpos de bombeiros voluntários.

A presença dos bombeiros é permanente e solidária, quase sempre anónima, nas desgraças que se abatem sobre os cidadãos, sem outro fim que não seja a defesa desinteressada de pessoas e bens e o bem-estar social.

Já a Proteção Civil não passa de uma feira de vaidades: “comandantes” bem fardados, cheios de amarelos e de presunção, sempre prontos para, depois da ação denodada dos bombeiros, botarem nas televisões discurso de salvadores de todos os males.

Ainda no domingo, um jovem desapareceu na Barragem do Arade, em Silves, na sequência de um acidente com uma prancha que transportava três adolescentes. Acorreram ao sinistro a GNR e os bombeiros. A Proteção Civil surgiu tarde e a más horas, só na segunda-feira, iam avançadas as buscas.

Sabem os algarvios quanto lhes custa, em vencimentos e mordomias, os (dispensáveis) comandantes municipais de Proteção Civil? Boys dos executivos para mandar imprimir flyers a distribuir nas escolas e praias, que se masturbam mentalmente a idealizar simulacros espetaculares e bonitos de se ver, mas que, em caso de calamidade (Deus nos livre!), de nada servem…

O País dos Silvas

Quarenta anos depois do odioso Silva Pais de má memória, temos agora o Silva Carvalho, alegadamente manipulador das secretas ao serviço do capital, pondo em risco, de acordo com a acusação do Ministério Público, segredos (e a segurança) do Estado.

(Minha coluna de opinião "Antes do mais" no «barlavento» de hoje, 17/05/2012)

*foto ALBUFEIRAsempre (arquivo)