Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Ataque às 'gorduras'

albufeiradiario, 09.08.12

Fundações infundadas

 ZÉ D'ALBUFEIRA                           d.r.

Acertadíssima, pecando apenas por tardia, a investida do governo sobre as fundações.

Parece haver (haverá?), finalmente, coragem para dar início ao combate às gorduras do Estado, passando-se de uma fase demasiado longa de demagogia e exercício verbal estéril para o ataque real aos males de que o País enferma.

Não fazia (não faz) sentido que um Estado à beira da bancarrota, a viver de autênticos balões de oxigénio, se dê ao luxo de alimentar, seja através de financiamentos diretos seja por via da isenção de impostos, envolvendo milhões de milhões de euros, entidades criadas por ricaços ou grupos de interesses obscuros à pala de leis aprovadas para servir exclusivamente clientelas bem definidas e identificadas.

Salvaguardando embora as fundações de reconhecido mérito, que as há, sim senhor, e merecem ser preservadas e incentivadas porque o País não pode passar sem elas, é no mínimo escandaloso que se esbanjem em atividades improdutivas ou em coisa nenhuma somas elevadíssimas do erário público só para satisfazer remunerações principescas e caras mordomias a fundadores, administradores, altos funcionários e quejandos. Quantos há a ganhar mais que administradores públicos e nada fazem senão utilizar em benefício próprio estruturas e meios que as fundações lhes disponibilizam com o nosso dinheirinho?

 

Bronca

Mais triste do que a medíocre participação da nossa representação olímpica em Londres, foi o triste episódio protagonizado pela velejadora brasileira (a alinhar por Portugal) Carolina Borges de sua graça que, sem graça, desafiou o comité olímpico nacional e o próprio país que a acolheu, ofendendo gravemente os portugueses que nela depositaram confiança.

Já é sina que a nossa presença em grandes eventos desportivos mundiais fique geralmente manchado por escândalos. Este foi apenas mais um.

(Minha coluna de opinião "Antes do mais" no «barlavento» de hoje, 09/08/2012)