Zona histórica de Albufeira
Achado arqueológico
ou lixo?
ZÉ D'ALBUFEIRA
d.r.
No âmbito da intervenção Polis de má memória, foram descobertos na Praça da República, à porta do antigo Hospital da Misericórdia, supostos vestígios materiais de antepassados nossos, com alegado interesse arqueológico. Por isso, logo mandados cobrir (mal) com plásticos e vedados por rede metálica.
Ali têm estado este tempo todo, sujeitos às intempéries e a impedir que o pavimento seja refeito. Ao que parece, sem nunca ter sido iniciado qualquer estudo sério sobre os achados, com vista a aquilatar da real importância da sua preservação e eventual constituição de um núcleo museológico.
Os moradores e as pessoas que por ali passam interrogam-se sobre a razão e o conteúdo do local vedado. E nem uma mera placa informativa lhes diz do que se trata.
Deve quem de direito mandar investigar por meios científicos e pelas entidades competentes os referidos vestígios. Para se saber de uma vez por todas se merecem recuperação e inventariação. Ou se são apenas lixo - a mandar tapar o mais depressa possível.
*foto ALBUFEIRAsempre