Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Eleições falaciosas

albufeiradiario, 23.09.20

Descentralização através das CCDR

é uma farsa

93738.jpg

                                                                                                                                                                          d.r.

ZÉ D'ALBUFEIRA

Durante a minha leitura diária de (alguns) jornais nacionais, deparei-me hoje, no Público, com uma carta de um leitor acerca da farsa das próximas "eleições" para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR) - que o governo vem propagandeando a torto e a direito como instrumento da tão anunciada e sucessivamente adiada regionalização.

O conteúdo exposto reflete exatamente a minha linha de pensamento, pelo que não tenho qualquer pejo em jogar mão da referida missiva, que transcrevo com a devida vénia.

A ser verdade o que tenho ouvido e lido nos meios de comunicação, sinto-me profundamente incomodado, para não dizer indignado, com o processo, nada democrático, de eleição (ou designação!) dos presidentes das CCDR. Segundo as notícias que me têm chegado, parece que é assim: o chefe do maior partido diz para o segundo: “Olha, nas regiões tal, tal e tal indico eu quem vai presidir à CCDR e nas outra indicas tu!!!” E a pouca-vergonha é tanta que vão ao ponto de afirmarem que se trata de uma eleição verdadeiramente democrática por resultar dos votos dos autarcas da região. Meter ao barulho os autarcas nesta farsa de eleições arrepia-me ainda mais.

Será que os autarcas, que foram democraticamente eleitos pelos eleitores da sua freguesia ou do seu concelho, se vão sentir confortáveis ao alinharem nesta farsa?

É já a segunda vez que os líderes dos dois maiores partidos se combinam para tornar mais difícil e credível a criação das verdadeiras regiões administrativas. Acácio Monteiro Alferes, Évora.