Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Albufeira Sempre

Diário sobre Albufeira.

Por ação (condenável) do homem

albufeiradiario, 13.12.21

Praias de Albufeira perdem qualidade

264115282_6502194643184962_4929118830196598957_n.j

                                                                                                                                                                                                                                                   d.r.

ZÉ D'ALBUFEIRA

Ao compararmos esta foto de 1930 com as imagens, que temos em memória, do início do séc. XXI, constatamos facilmente que a subida do nível do oceano, afinal,  não foi tanto como tentaram nos impingir.

O argumento do avanço do mar, utilizado para justificar a alimentação artificial da praia com areias contendo lamas e detritos indesejáveis (conchas, pedras e calhaus), não passou de uma falácia.

A diminuição do areal nas últimas décadas ficou muito aquém do que nos quiseram fazer crer.

Certo é que o enchimento da orla costeira no troço intervencionado (Peneco - Leixão dos Alhos) se tratou, efetivamente, de um crime ambiental com impacto muito negativo na qualidade das praias, uma vez que tem impedido o normal funcionamento das forças da natureza - no caso em apreço, obstando a que o mar leve, lave e reponha as areias, como sempre fez, num ciclo anual invariável, e nós tínhamos como dado adquirido e necessário.

Isto para já não falar no crime que foi terem enterrado metade do Peneco, porventura o ex-líbris mais famoso desta estância de turismo, hoje tão maltratada.

As areias finas e douradas das praias de Albufeira, que constituíram nos primórdios do turismo internacional um dos mais gritantes cartazes turísticos da nossa terra além-fronteiras - não passam já de uma ténue lembrança a esfumar-se na espuma da memória.

Graças, infelizmente, à ação dos homens - que, bastas vezes, mesmo em terras de miséria, parecem não ter qualquer pejo em gastar somas exorbitantes em fins de duvidosa utilidade.

Ou... será uma questão de luvas?

21283714_77WEi.png