Quinta-feira da Ascensão
Dia da Espiga

d.r.
ZÉ D'ALBUFEIRA
Tradição muito antiga, nomeadamente em Albufeira, o Dia da Espiga levava centenas, se não milhares de pessoas, organizadas em grupos de familiares e/ou amigos, a percorrerem os campos em busca das espigas de vários cereais, flores campestres e ramos de oliveira que compunham o ramo e a que a sabedoria dos antigos atribuía significados distintos.
Provavelmente, ainda hoje haverá quem o faça - mas duvido que consiga reunir todas as espécies.
Recordo que nos tempos da minha meninice, anos cinquenta e sessenta do século passado, a generalidade das propriedades rurais estavam cultivadas, apresentando-se com as plantas já germinadas e crescidas, num extasiante espetáculo de cores e odores com que a natureza nos brindava gratuitamente.
Manifestação pagã, o Dia da Espiga surge intimamente ligado à celebração (católica) da Ascensão do Senhor, quarenta dias após a Páscoa.